Chef Fogaça autografa o livro O Mundo do Sal em Ribeirão Preto
5 de dezembro de 2022Lançamento do livro “O mundo do Sal” em Portugal
23 de janeiro de 2023Diretor da Essential Idea faz palestra
em evento do Sebrae em Santa Catarina
O jornalista e professor Rogerio Ruschel, diretor editorial da Essential Idea, co-autor e editor dos livros “O valor do mar” e “O mundo do Sal” participou do 1o. Seminário de Valorização das Indicações Geográficas da Serra Catarinense dia 30 de novembro de 2022, na cidade de São Joaquim. A palestra foi apresentada para cêrca de 160 gestores públicos, micro e pequenos empreendedores e empresários em geral da região da Serra Catarinense que é a única do Brasil que tem quatro produtos com Indicação Geográfica: queijos, vinhos, mel e maçãs.
O Professor Rogerio Ruschel esteve em São Joaquim a convite do Sebre-SC, cujo diretor regional é Altenir Agostini e da Prefeitura, para fazer uma palestra sobre marketing para produtos com Identidade Geográfica. O professor é autor do livro “O valor global do produto local – a Identidade territorial como estratágia de marketing” (Editora Senac, 2019, o primeiro livro do Brasil a propor a utilização de ferramentas tradicionais de marketing para produtos de pequeno porte, locais, tradicionais, caipiras.
A idéia do marketing de identidade de produtos locais – especialmente produtos com Identidade Geográfica – IG formalizada - é crescer em valor e não em quantidade. Produtos locais têm valores endógenos que derivam de sua origem, território, modo de fazer ou prática comunitária, de sua história, cultura, herança social que não podem ser trocados, vendidos ou modificados porque fazem parte de sua identidade. Por isso tem diferenciais e a gestão do marketing deles se baseia em valorizar estes diferenciais exclusivos e inimitáveis como fica mais visível em produtos como vinhos, queijos, azeites, artesanato, embutidos, doces, chás, flores e arte de base local.
No mesmo evento foram apresentadas palestras sobre benefícios da associação empreendedora, o impacto das mudanças climáticas na agricultura, modelos de gestão de organizações coletivas e gastronomia tradicional.
(Clique nas imagens para ampliá-las)
O Professor Rogerio Ruschel esteve em São Joaquim a convite do Sebre-SC, cujo diretor regional é Altenir Agostini e da Prefeitura, para fazer uma palestra sobre marketing para produtos com Identidade Geográfica. O professor é autor do livro “O valor global do produto local – a Identidade territorial como estratágia de marketing” (Editora Senac, 2019, o primeiro livro do Brasil a propor a utilização de ferramentas tradicionais de marketing para produtos de pequeno porte, locais, tradicionais, caipiras.
A idéia do marketing de identidade de produtos locais – especialmente produtos com Identidade Geográfica – IG formalizada - é crescer em valor e não em quantidade. Produtos locais têm valores endógenos que derivam de sua origem, território, modo de fazer ou prática comunitária, de sua história, cultura, herança social que não podem ser trocados, vendidos ou modificados porque fazem parte de sua identidade. Por isso tem diferenciais e a gestão do marketing deles se baseia em valorizar estes diferenciais exclusivos e inimitáveis como fica mais visível em produtos como vinhos, queijos, azeites, artesanato, embutidos, doces, chás, flores e arte de base local.
No mesmo evento foram apresentadas palestras sobre benefícios da associação empreendedora, o impacto das mudanças climáticas na agricultura, modelos de gestão de organizações coletivas e gastronomia tradicional.